Desenvolvimento da matematica no brasil
A construção de problemas promove além do encontro entre a produção textual com a matemática, uma aproximação maior com as linguagens específicas e utilizadas para estruturar seu problema. Desta maneira, o aluno possui o controle sobre sua produção e sitematização de ideias através de um problema matemático. Produção de textos como instrumentos de expressão e comunicação que requer uma estrutura adequada na distribuição de palavras, pontuação, etc.
Percepção de pontos fundamentais na elaboração de problemas, tais com:
“que relação há entre os dados apresentados, a pergunta a ser respondida e a resposta; como articular o texto, os dados e a operação a ser usada.”(SMOLE e DINIZ, 2001)
Redicionamento das atenções de numeros à organização da situação-problema e suas caracteristicas essenciais. O processo da criação requer paciência por parte dos alunos e a mediação interventiva dos professores para que os alunos alcancem os objetivos com o entusiasmo que suscita o desafio de formular problemas. Os objetivos são: -acabar com isolamento da matemática nas estruturas curriculares; - desenvolver as habilidades de leitura, escrita e de resolução de problema, na construção de modelos de ensino mais adequados; - estabelecer concepções espontaneas para uma aprendizagem mais significativa. A proposta é uma reflexão sobre o ensino e sua relação com a aprendizagem de matemática através das competências e habilidades. Competencia e habilidades é lançar mão dos conhecimentos e dos mais variados recursos de forma criativa e inovadora para solucionar uma situação. Propor o problema escrito e fazer questionamentos orais com a classe, como é comum que se faça durante a discussão de um texto, auxilia o trabalho inicial com problemas escritos:
-