Gabriela Reis Josilene De Andrade E Lucas Santos
História de Seu Desenvolvimento
O brasileiro Clóvis Pereira da Silva apresenta a história e o desenvolvimento do ensino da Matemática no Brasil desde o período colonial.
Lucas Santos Sousa
Gabriella Reis Souza
Josilene de Andrade Lima Melo
O livro A Matemática No Brasil: História de Seu Desenvolvimento, publicado em 2003 pela Editora Edgard Blücher, é uma obra de 175 páginas que reúne oito capítulos escritos por Clóvis Ferreira da Silva. Na obra ele trada de diversos assuntos relacionados ao ensino da matemática no Brasil, como: a origem da Universidade portuguesa, Coimbra; a criação das primeiras escolas primárias, secundárias e de ensino superior no Brasil-Colônia (criadas pelos jesuítas); a Reforma da Universidade de Coimbra em 1772; as tentativas de criação de universidades (que não foram poucas): as lutas da burguesia por melhorias na educação do século XVIII; do avanço das mulheres pela oportunidade de frequentar as universidades; das melhores teses defendidas após a criação das universidades no Brasil; e a criação de programas para a formação de mestres e doutores em Ciências Matemáticas no Brasil.
No primeiro capitulo do livro, “Origens da universidade portuguesa: Universidade de Lisboa-Coimbra”, o autor faz uma breve introdução sobre as origens e o estabelecimento das universidades europeias, para então situar a criação e o desenvolvimento da universidade portuguesa, em particular, a Universidade de Coimba. O autor descreve a história da criação das escolas na Europa no século VIII, quando o rei Carlos magno criou escolas religiosas, fez com que os analfabetos pudessem o compreender e ajudar no domínio de seu império. Porém, o imperador Luiz I, fechou todas as escolas por conta da Reforma Beneditina. Durante o reinado de Carlos Magno, houve a criação das escolas religiosas, frequentadas pelos filhos de nobres, por onde se fez florescer as universidades europeias. Mas o livro se interessa somente pelo surgimento da Universidade