Origens da arte
As Origens da Arte
A Arte é quase tão antiga quanto o homem. É uma forma de trabalho, e o trabalho é uma atividade característica d o homem Marx definiu o trabalho:
O processo do trabalho é uma atividade deliberada... para uma adaptação das substâncias naturais nos desejos humanos.
O homem se apodera da natureza transformando-a. O homem também sonha com um trabalho mágico que transforme a natureza. A indagação quanto aos que teria existido antes, se o homem ou a ferramenta, é, portanto, puramente acadêmica. Não há ferramenta sem o homem, nem homem sem ferramenta, os dois passaram a existir simultaneamente e sempre se acharam indissoluvelmente ligados um ao outro.
A mão é o órgão essencial da cultura, o iniciador da humanização. Isso não quer dizer que tenha sido a mão sozinha que fez o homem.
Porém o órgão diretamente decisivo foi à mão Já S.Tomás de Aquino estava ciente dessa significação única das mãos, e expressou na sua definição do homem (O homem possui razão e mão).
Devemos considerar o trabalho como forma de atividade peculiar à espécie humana. Uma aranha realiza operações que se assemelham às de um tecelão e muitos arquitetos hão de ser sentir encabulados em face da habilidade com que as abelhas constroem suas colméias. O processo de trabalho resulta na criação que algo desde o princípio existia na imaginação do trabalhador, existia numa forma ideal. Não ocorre apenas uma mudança de forma provocada pelo trabalhador nos objetos naturais; ocorre, no mesmo tempo a realização de propósitos humanos em objetos que existiam na natureza,independente do homem.
Esta é uma definição do trabalho ao tempo em que ele alcançou o seu completo desenvolvimento, ao tempo em que ele já atingiu o seu estagio efetivamente humano. Porém um longo caminho ainda devia ser percorrido antes de ser realizada essa forma final de trabalho, isto é, antes de se chegar à madura humanização do ser pré-humano.
O homem é realmente um