A ORIGEM E AS ARTES DO MUNDO GREGO
Arquitetura e Urbanismo
História da Arte I
A ORIGEM E AS ARTES DO MUNDO GREGO
ERICK DE MORAES
LUANA MARIA SOARES SABÓIA
VANESSA VERDE
Novembro, 2012
Fortaleza – CE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A Grécia se formou em um território extremamente acidentado e composto por uma região continental e outra insular. Por meio de tais elementos, percebe-se que vários povos ocupam a Península Balcânica e, por conta do terreno acidentado, desenvolveram culturas bastantes variadas.
O mundo grego se compõe por diferentes tempos históricos, tendo o seu início aproximado em 2000 a.C.. Entre os anos de 1400 e 800 a.C., está o Período Homérico que relata a chegada de outros povos formadores da Grécia Antiga, logo em seguida, entre os séculos VIII e VI a.C., encontra-se o Período Arcaico que se refere ao processo de formação das várias cidades-Estados, entre os séculos V e IV a.C., ocorre o Período Clássico que foi marcado pela presença de várias cidades-Estado e a ocorrência de vários conflitos responsáveis pela deflagração das Guerras Médicas e da Guerra do Peloponeso.,
A arte grega assume traços que variam bastante ao longo do tempo. Assim como nós, os interesses temáticos e estéticos da população grega variaram bastante com o passar dos séculos. Isso, sem contar que esse mesmo povo era formado por varias cidades- Estados e entrou em contato com outras civilizações do mundo antigo.
Ao contrario de outros povos, os gregos não restringiram o desenvolvimento de sua arte a um único aspecto de suas vidas e nem atrelou a mesma aos interesses de um único grupo social. Entretanto, isso não quer dizer que os gregos transformaram sua arte em âmbito autônomo e livre de influencias.
A arte grega se preocupa em pensar e retratar as ações humanas. Eles estabelecem a exploração de temáticas que singularizam o aparecimento do homem nas artes. As esculturas e pinturas gregas reforçam ainda mais esse