Desenvolvimento da Carreira trabalho
RESUMO
O desenvolvimento da carreira do profissional passa por mudanças perceptíveis. Associado a este processo de mudança, o profissional necessita buscar seu aprimoramento constante. Este artigo tem a finalidade de identificar, o papel do indivíduo e o papel da organização na responsabilidade por este desenvolvimento da carreira. Os indivíduos mostram-se conscientes da importância de planejar sua própria carreira e de gerenciar seu desenvolvimento profissional. Pode-se concluir, a partir da pesquisa realizada, que as carreiras estão se adaptando às demandas do cenário atual ficando, portanto, evidenciadas as necessidades de aprimoramento do profissional, para uma condução mais efetiva da gestão de carreira entre indivíduos e empresas.
INTRODUÇÃO
Administrar a carreira dos funcionários era um trabalho realizado mais pelas empresas do que pelos próprios. A pessoa que trabalhava por muito tempo na mesma empresa era supervalorizada e bem vista por todos: sociedade, família, colegas de profissão. Atualmente, percebem-se modificações nesses hábitos, e muito mais do que apenas delegar atividades e acompanhar resultados, a empresa precisa se preocupar com o bem estar e satisfação de seus funcionários, além de procurar transmitir seus valores e objetivos. Essa mudança na forma de gestão pode ser justificada pela mudança de comportamento dos funcionários com relação ao domínio de sua carreira, que passa a ser “propriedade” do mesmo e não mais controlada pela empresa.
A competitividade empresarial provocada pela busca incessante de produtividade e prestação de excelentes serviços, fez com que as organizações, atentas às táticas eficazes e inteligentes de gestão investissem em seus colaboradores. As pessoas buscam um ambiente saudável, que proporcione bem estar e segurança para que possam se desenvolver profissionalmente. Assim, são duas necessidades que se completam: da empresa, que mantém um funcionário