Transformando carreiras
Organizacionais e individuais perspectivas
Yehuda Baruch
University of East Anglia, Norwich, Reino Unido
Resumo Dentro da natureza dinâmica dos mercados de trabalho, os sistemas de carreira testemunharam grande mudanças nas últimas décadas. Este artigo apresenta várias perspectivas de carreira, a manifestar uma tendência em sistemas de carreira e seu significado e implicações para indivíduos, organizações e sociedade. Este tendência pode ser retratado como uma transição do que pode ser rotulado como "sistema de carreira linear" em um "Sistema de carreira multidirecional". Possíveis explicações para o fenômeno são apresentados, com idéias sugeridas para analisar e aprender com a tendência. A última seção do trabalho apresenta o modelo de carreira acadêmica como um modelo potencial para sistemas de carreira futura, sugerida como uma idéia intrigante e alimento para o pensamento. Tal exercício mental de examinar carreira alternativa modelos, diferentes do conceito tradicional de carreiras, pode ser útil tanto para a teoria desenvolvimento e prática gerencial.
Introdução
Mudança tem sido sempre com a gente, mas parece que o ritmo da mudança é aceleração. Empresas de negócios, e não fins lucrativos, organizações públicas e privadas - Toda a experiência de uma combinação de rápida evolução em várias áreas - economia, tecnologia e sociedade em geral. Estes têm amplas implicações para a gestão das pessoas no trabalho e, em especial o planejamento e gestão de carreiras.
Sendo um grande eleitorado da sociedade, as organizações experimentam uma aceleração ritmo da mudança. Em constante mudança processos de reestruturação, muitas vezes acompanhada de redundâncias, abalaram as burocracias tradicionais. Ashkenas et al. (1995) escreveu sobre o fenômeno da organização sem fronteiras resultante de tal mudanças. Uma das principais conseqüências das organizações sem fronteiras é o