Desenvolvimento Brinell
A escolha de um material para ser processado e posteriormente utilizado de alguma maneira é de extrema importância e precisa passar por um estudo minucioso para se ter no papel todas as suas respectivas características. Isso porque uma escolha mal feita pode ocasionar sérios problemas. A análise de dureza é um exemplo que deve ser pensado bem antes de qualquer decisão.
Essa propriedade tem definições distintas dependendo das áreas que a estudam. A mineralogia, por exemplo, analisa a resistência do material ao risco em sua superfície. Também se define como a medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica. Essas sendo utilizadas dentro das diversas engenharias.
Observando diversas definições pode-se facilmente perceber que há diversos estudos sobre determinada peculiaridade, e um estudo marcante para engenharia foi o do engenheiro sueco Johan August Brinell.
Brinell desenvolveu uma forma de calcular a dureza dos materiais (principalmente metálicos) e divulgou na Exposição Universal de Paris em 1900. Sua obra é taxada de pioneira nessa área e hoje é a principal para engenharia em geral, sendo inclusive padronizada.
Seu método consiste em penetrar o material em estudo com uma esfera de aço com um diâmetro D, fazendo uma força P. Essa penetração ocorre em um determinado período de tempo T, marcando o material e formando uma esfera de diâmetro d.
Numericamente a dureza se dá pela fórmula: (1)
Define-se a resistência à tração de um material como sendo a máxima tensão que um material pode suportar ao ser esticado ou puxado antes de falhar ou quebrar. Ou seja, até onde o mesmo pode ser tracionado antes de passar da fase elástica para a fase plástica.
Brinell desenvolveu uma relação entre o limite de resistência a tração () do material e o número de dureza HB definida por: (2)
1.1. JUSTIFICATIVA
Conhecer a dureza de um material é muito importante para