comunica o comunitaria
Em determinada ocasião de nossa unidade, foi citado que: “Alguns estudiosos acreditam que a comunicação comunitária atingiu seu ápice em períodos críticos como o regime militar. Há uma sensação de apatia no ar, inclusive no que diz respeito à formação de novos líderes populares. Hoje, aparentemente, o ambiente democrático forja uma liberdade de expressão no setor da comunicação, entretanto isso não se confirma, quando pensamos na natureza da comunicação de massa no Brasil.” Em qual trecho da música, o texto acima confirma a tese levantada no enunciado deste exercício? a.
Carnaval não é esse colosso.
Nossa escola é raiz, é madeira. b.
Como eu queria que fosse em mangueira Que existisse outro Zé do Caroço c.
E na hora que a televisão brasileira Distrai toda gente com a sua novela d.
Quem avisa é o Zé do Caroço Que amanhã vai fazer alvoroço e.
Ele faz um discurso profundo Ele quer ver o bem da favela
0,1 pontos
Pergunta 2
Em determinado trecho da música, a compositora menciona:
Carnaval não é esse colosso. Nossa escola é raiz, é madeira. Mas é o Morro do Pau da Bandeira. De uma Vila Isabel verdadeira.
Com base no pensamento da autora Cecília Peruzzo sobre a corrente popular-massiva, existente na atualidade é correto afirmar que: a.
A compositora prioriza a Escola, ou seja, a sala de aula; em detrimento ao carnaval. b.
A compositora critica a última classificação da Vila Isabel no desfile. c.
A compositora critica a apropriação do Carnaval - próprio da cultura popular de raiz - pela comunicação de massa em busca de altos índices de audiência. d.
Para a compositora, o Carnaval apropriado pela comunicação de massa - tal qual o exibido pela TV – conta e exige muito mais a participação da comunidade. e.
O Carnaval apropriado pela comunicação de massa - tal qual o exibido pela TV corresponde à categoria popular-folclórico e não à categoria popular-massivo.
0,1 pontos
Pergunta 3
Leia a música “Zé Do Caroço” de Leci Brandão:
No