Ergonomia E Sa De Ocupacional
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EAD PERNAMBUCO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Compreender e identificar os serviços de saúde ocupacional necessários à organização, assessorando-a no cumprimento das políticas de SST.
Atividade Semanal apresentada como requisito parcial da disciplina: Ergonomia e Saúde Ocupacional, 2014, Competência , sob a orientação do Professor:, para obtenção de nota.
De acordo com o que foi estudado nessa competência os exames a serem realizados pelos trabalhadores de uma empresa são: admissional, que é realizado quando o colaborador está ingressando como funcionário da referida empresa e tem por finalidade verificar se o funcionário está apto a desempenhar suas funções. Após sua realização, é emitido um Atestado Médico de Capacidade Funcional. São eles: exame ocupacional; exames complementares, de acordo com os riscos ocupacionais a que estiver exposto o trabalhador no exercício de suas funções; outros exames, conforme critério médico, em relação a doenças ocupacionais pré-existentes.
O de retorno ao trabalho é obrigatório ser realizado no primeiro dia de trabalho de um trabalhador que tenha ficado ausente 30 dias ou mais por motivo de doença ou acidente e natureza de sua ocupação ou não ou para o caso das mulheres que tenham se submetido a parto.
Periódicos devem ser realizados quando os trabalhadores ficarem expostos a riscos ou situações de trabalho que possam desenvolver ou agravar doenças ocupacionais ou até mesmo para aqueles que possuam doenças crônicas, como por exemplo, preção arterial alta ou diabetes.
Já os de mudança de função, como o próprio nome diz, são realizados quando um respectivo funcionário trabalha em uma função e está mudando para outra que o exponha a riscos diferentes do que anteriormente estava exposto e devem ser feitos antes da data da mudança da função. E para que o trabalhador possa se desligar da empresa existem os exames demissionais que por sua vez devem ser realizado até