AD1 Fundamentos da Educa o lll A estrutura educacional do Brasil

366 palavras 2 páginas
A estrutura educacional do Brasil, avançou apenas cronologicamente, não têm qualidade ou planejamento. O Professor seja do ensino infantil, fundamental, Médio, Superior, Profissionalizante e Técnico, sente no dia a dia, a falta de condições de trabalho e a desvalorização do profissional de Educação. É notório que é exigido desse profissional, a dura missão de ensinar, com qualidade, responsabilidade, comprometimento, e a todo o momento os representantes da sociedade lembram que é a educação que conduz um País ao desenvolvimento, poderíamos dizer que com a falta de investimento nos profissionais, seja em sala, na formação, em salário, esses profissionais da educação, literalmente tiram leite de pedra, mas naturalmente isso ocorre em outros setores da sociedade como: Segurança Pública, Saúde, etc. O Professor que conhece a história da educação no Brasil percebe que os processos de exclusão educacional, a falta de planejamento, de objetivos claros, de participação real da sociedade, e de investimentos, como prioridade Nacional, refletem diretamente na sala de aula na formação do aluno: cidadão, com senso critico, pesquisador e profissional.
A educação Pública é uma educação marginalizada, na maioria das vezes bandeira política e promessa de plataforma governamental.
A educação de base não prioriza a formação do individuo, apenas se preocupa com números, não atinge a sua essência, ou seja, não oferece o básico, que seria a realização de um eficiente processo de alfabetização, interação social, e uma reflexão consistente e profunda, por parte do aluno, quanto a sua participação em seu desenvolvimento.
O aluno em momento algum se sente parte do processo, ele simplesmente sofre, não existe alegria ou prazer em aprender e desenvolver as suas capacidades, que naturalmente permitirão a escolha de uma profissão e a compreensão de seu papel como cidadão e contribuinte dessa sociedade. Os professores que participam desse processo se frustram, pois certamente percebem

Relacionados

  • Direito Penal Parte Geral E Especial NUCCI
    411978 palavras | 1648 páginas