Desenvolvimanto de 0 a 6 anos
Do nascimento até um ano e meio ou dois anos
As crianças nascem preparadas com uma dotação genética determinada para fazerem parte da espécie humana. Entre as capacidades que se desenvolvem no decorrer de muitos anos, podemos considerar as capacidades cognitivas e de linguagem. A possibilidade de comunicar-nos através do uso da linguagem verbal e de possuir um raciocínio lógico. A primeira etapa que destacamos durante os primeiros seis anos de vida inicia com o nascimento e termina com o domínio da linguagem verbal, o que permitirá à criança ter acesso a todo um processo de utilização de símbolos para comunicar-se.
As capacidades cognitivas
Capacidades que a criança possui para compreender o mundo que a envolve e para poder atuar nele. Capacidades cognitivas, ou seja, de raciocínio e de pensamento, que estão estreitamente relacionadas com a capacidade de utilização da linguagem verbal. Dividiremos toda essa etapa em dois subestágios: A criança até começar a dominar tão doce, entra pela minha boca, deixo de sentir mal-estar na barriga; às vezes, quando me dói, choro e, então, alguém me dá o que quero”. Uma outra fonte de conhecimento do recém-nascido é a ação que ele mesmo pode ter sobre os objetos. O interesse dos meninos e das meninas por explorar objetos, por tocar aqueles que vêem, ou por provocar o ruído que faz determinado objeto é um instrumento constante de conhecimento e de compreensão do mundo que os envolve.
Piaget (1977)
Identifica, essa etapa da infância está presidida por uma inteligência sensório-motora, pois a principal fonte de conhecimento está nas ações que o bebê faz, provocadas por algumas sensações interessantes de muitos pontos de vista ou por ações que provoquem tais sensações. O bebê de quatro meses aprende a estabelecer relações entre o chocalho que tem na mão e o movimento para provocá-lo; o bebê de seis a oito meses sabe aproximar-se do trenzinho que o agrada, esticando a corda na qual está