Desenvolver pessoas
As empresas mais atuantes e modernas no mercado já concluíram que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos. Os processos de desenvolvimento envolvem três estratos, que se superpõem: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas, e o desenvolvimento organizacional. Os estratos menores, como o treinamento e o desenvolvimento de pessoal, são uma aprendizagem individual, e como as pessoas aprendem e se desenvolvem. Já o estrato de desenvolvimento organizacional que é mais abrangente e amplo e que se refere a como as organizações aprendem e se desenvolvem através da mudança e inovação.
Desenvolvimento
O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.
É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.
O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e com a orientação para o futuro do que o treinamento. Está mais focalizado no crescimento pessoal do empregado e visa à carreira futura e não apenas o cargo atual.
Os vários métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo, como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões. E também fora do cargo, como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa.
Treinamento
Segundo Chiavenato, pag 338, treinamento é “ ...Um meio para alavancar o desempenho no cargo.” Ou seja, é um processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para