Desenvolver pessoas
ESSENCIAL DE UMA GESTÃO
INTEGRADA
Ana Soares dos Santos Oliveira
Thereza Christina de Almeida Castro
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL:
IMPACTO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE
PESSOAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE
ENERGIA ELÉTRICA NA MOTIVAÇÃO E
SATISFAÇÃO DE SEUS
COLABORADORES
Karla Patrícia Martínez Fajardo
Painel 20/073
Gestão Estratégia de Pessoas: um relato das ações do Programa de
Desenvolvimento de Pessoas da Agência Nacional de Energia Elétrica
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: IMPACTO DA POLÍTICA
DE GESTÃO DE PESSOAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA
ELÉTRICA NA MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE SEUS
COLABORADORES
Karla Patrícia Martínez Fajardo
RESUMO
Este trabalho apresenta o modelo de Gestão do Clima Organizacional implementado na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL e o impacto da política de gestão de pessoas na motivação e satisfação de seus colaboradores. Inicialmente apresenta-se uma síntese da fundamentação teórica que norteou as diretrizes para elaboração e sensibilização do projeto. Por meio deste artigo, pretende-se expor a experiência da ANEEL na implementação de cada uma das fases da gestão do clima organizacional bem como mostrar que é uma ferramenta gerencial que permite, além de mapear o ambiente da organização, a proposição de planos de ação para melhorias da produtividade, das relações de trabalho, do bem estar e da qualidade de vida dos servidores.
2
1 INTRODUÇÃO
A busca pela eficiência dos serviços públicos tem incentivado a modernização da gestão de pessoas na administração pública federal. Nesse âmbito, as novas práticas gerenciais têm reconhecido que assuntos como cultura organizacional, satisfação no trabalho e clima organizacional, dentre outros, influenciam a produtividade do indivíduo e, portanto, a eficácia da organização.
Nesse contexto, as áreas de recursos humanos têm empreendido esforços para conhecer o impacto das percepções desse ambiente por parte