DESENHOS EXPERIMENTAIS DE INVESTIGAÇÃO.
Que é um desenho de investigação?
Uma vez definido o tipo de estudo a realizar e estabelecidas as hipóteses de investigação ou os alinhamentos para a investigação (se é que não se têm hipótese), o pesquisador deve conceber a maneira prática e concreta de responder às perguntas de investigação. Isto implica seleccionar ou desenvolver um desenho de investigação e aplicar ao contexto particular de seu estudo. O termo “desenho” refere-se ao plano ou estratégia concebida para responder às perguntas de investigação (christensen 1980).
Que é um experimento?
O termo “experimento” pode ter ao menos duas acepções, uma geral e outra particular. A general refere-se a tomar “uma acção” e depois observar as consequências (Babbie, 1979).
A acepção particular, mais harmónica com um sentido científico do termo, refere-se a um estudo de investigação no que se manipulam deliberadamente um ou mais Causas para analisar as consequências que a manipulação tem sobre uma ou mais Efeitos dentro de uma situação de controle para o pesquisador.
Um experimento leva-se a cabo para analisar se uma ou mais Causas (Variáveis Independente) afectam a uma ou mais Efeitos (Variáveis Dependente) e por que o fazem. Por agora, simplifiquemos o problema de estudo a uma causa e uma dependente. Em um autêntico experimento, a causa resulta de interesse para o pesquisador por ser a variável que se hipotetiza, que será uma das Causas (Variáveis Independente) que produzem o efeito suposto (Christensen, 1980). Para obter evidência deste relacionamento causal suposta, o pesquisador manipula a causa e observa se a dependente varia ou não,
Exemplo:
Se um pesquisador desejasse analisar o possível efeito dos conteúdos televisivos anti-sociais sobre a conduta agressiva de determinados meninos, poderia fazer com que um grupo visse um programa de televisão com conteúdo anti-social e outro grupo visse um programa com conteúdo pro-social, e posteriormente observará qual dos