Resumo Avaliacao Em Sa De S Rgio
Capítulo 1: Conceitos, Abordagens e Estratégias para a Avaliação em Saúde.
Lígia Maria Vieira da Silva
Revisando o Campo da Avaliação
A avaliação pode ser considerada como um componente das práticas presente em diversos âmbitos e campos do espaço social. Considerando suas diversas possibilidades de expressão, tem gerado uma polissemia em termos de conceitos e metodologia. Isso obriga ao gestor e ao pesquisador, “uma explicitação das suas opções teóricas e técnicas”.
Entre as diversas definições sobre avaliação, as que se referem à avaliação de programas sociais, tem tido maior consenso.
Para Patton a avaliação focada para utilização, inclui:
a) A avaliação como uma coleta sistemática de informações sobre as atividades, características e resultados dos programas;
b) O propósito da avaliação ( fazer julgamentos) sobre programas e/ou subsidiar tomada de decisões futuras
Para Rossi e Freeman, a avaliação tem sinônimo de pesquisa avaliativa, é aplicação sistemática dos procedimentos da investigação em ciências sociais para analisar programas de intervenção. Contandripoulos resume que a avaliação é “um julgamento sobre uma intervenção ou sobre qualquer dos seus componentes com o objetivos de auxiliar na tomada de decisões”.
Segundo a autora, há uma distinção entre monitoramento e avaliação pontual. O monitoramento é o acompanhamento sistemático sobre algumas características dos serviços, já a avaliação pontual refere-se ao julgamento sobre os mesmos em um determinado ponto do tempo.
O Espectro da Avaliação
“A avaliação das práticas cotidianas corresponderia a um julgamento que se faz a partir do recurso a noções do senso comum, à técnicas não sistemáticas de observação e à análise e formulação de juízos de valor dicotômicos e simplificados”. Ex. fzer um balanço positivo de um dia de trabalho.
Já a pesquisa avaliativa seria o “julgamento que é feito sobre as