Desenho organizacional
a) Os ambientes das organizações: tratamento das entradas dos ambientes gerais e da tarefa
b) As características das organizações: as funções executada para obter as saídas e resultados
c) A tecnologia utilizada pela organização: como a organização executa as suas tarefas
d) Os critérios para definir a eficácia organizacional: como são comparados os resultados almejados e alcançados
O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamento e responsabilidade que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por variáveis técnicas, individuais, sociais e organizacionais. Diferencia-se em dois tipos: Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisão pela departamentalização.
Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
Causa e consequência: Quanto maior a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto maior a diversidade das tarefas executadas internamente, tanto maior deverá ser a diferenciação dentro da organização. E quanto maior a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maios número de departamentos e de níveis hierárquicos.
Formalização: Refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. A formalização é o grau em que as regras e os regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. O objetivo é documentar, registrar, comprovar por papéis que possam se arquivados e guardados anos a fio. A necessidade de controle está por traz de tudo. Quanto maior a formalização, tanto mais a empresa se torna burocrática,