Educação e tecnologia
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Maio de 2014
NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Érica Irene Albrecht Wrasse
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
Com pesquisa feita na página do Google Acadêmico com o termo Novas Tecnologias e Formação de Professores. Encontrei o Artigo de Luís Paulo Leopoldo Mercado, da Universidade Federal e Alagoas e apresentado em 1998 no IV Congresso RIBIE em Brasília.
Que falou sobre o tema Novas Tecnologias e Formação de Docentes, o autor se posiciona de forma correta sobre a importância do uso das novas tecnologias em sala de aula. A forma como inserir o professor nesse novo contexto de mudança para que ele possa ser um bom orientador, ensinando a buscar as informações e principalmente ensinando a utilizá-las. Ele faz uma crítica quanto a forma e as condições com que hoje são formados os docentes, pontuando a necessidade de mudanças, ele deixa muito claro no seu artigo quando fala na formação de professores nesse contexto e a necessidade de mudanças na educação.
Há necessidade de mudança não apenas na formação dos professores, mas do ensino como um todo. Muitas das criticas recorrem sobre os professores que há muito tempo se formaram e tem lá suas dificuldades com essa tecnologia, sofrendo até um certo preconceito. Sabemos que as maiores dificuldades quanto ao uso das Tecnologias, não são dos professores que estão sendo formandos atualmente, e sim, dos que estão já á mais tempo atuando na área do ensino, e sofrem toda a pressão para se adequarem a toda essa nova proposta.
Sabemos que não basta somente a preocupação em se adaptar as novas tecnologias, mesmo querendo acompanhar todo esse processo, aparecem inúmeros entraves que muitas vezes dificultam o querer, por exemplo a falta de tempo para se matricular em um curso de informática que é no mínimo duas vezes por semana, sendo duas horas por aula, somando já se vão quatro horas