Desenho Organizacional
O desenho departamental refere-se à estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, ou seja, ao esquema de diferenciação e de integração existente no nível intermediário da empresa. DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Quando a empresa é muito pequena e composta por poucos órgãos ou pessoas, o arranjo formal para definir e agrupar suas atividades torna-se pouco necessário ou irrelevante.
A medida que as empresas crescem e envolvem atividades mais variadas e diversificadas, porem, elas são forçadas a dividir as principais tarefas empresariais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.
O QUE É UM DEPARTAMENTO?
Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador( seja diretor, gerente, chefe, supervisor, entre outros) tem autoridade para o desempenho de atividades especificas.
Os principais tipos de departamentalização são:
1-Funcional
2-Por produtos e serviços
3-Por base territorial
4-Por clientela
5-Por processo
6-Por projeto
1. DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
Recebe o nome de agrupamento por função, departamentalização por funções ou ainda estrutura funcional. É a organização feita na base das funções que requerem atividades similares e são agrupadas juntas e identificadas de acordo com alguma classificação funcional, entre as quais finanças, recursos humanos, mercadologia, produção. O agrupamento por função – pelo conhecimento, habilidades, competências, processos de trabalho ou função de trabalho – reflete a ênfase nas interdependências de processos e de escala ou nas interdependências sociais, em detrimento das interdependências do fluxo de trabalho.
1.1 VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
- Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
-Garante o Maximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se baseia no principio da especialização