Física
Corantes Naturais.
Acadêmica: Beatriz Ullrich
Engenharia de Produção, 2013.
1. Introdução:
Os corantes naturais são substancias extraídas dos reinos vegetal e animal, os quais possuem como finalidade o tingimento de alimentos ou tecidos. Pretende-se abordar neste texto científico a importância dos corantes naturais nas indústrias têxteis e alimentícias.
Ao longo dos anos os corantes naturais acabaram perdendo o mercado para os corantes sintéticos, mas, devido a algumas proibições da ANVISA, os corantes sintéticos estão sendo substituídos novamente por corantes naturais. No presente texto, serão apresentadas também alguns dos benefícios dos corantes naturais e quais são os motivos pelos quais os corantes sintéticos estão sendo proibidos.
2. Histórico dos corantes:
Os corantes naturais são conhecidos há séculos, com evidências entre os antigos egípcios, china e índia. No Brasil, até mesmo o nome do país é proveniente de uma madeira que é rica em corante vermelho, muito utilizado no século XVI. O Brasil também forneceu durante o século XIX corante de coloração azul, extraído da planta Indigofera tinctoria, segundo a autora Ticiane Rossi. Os corantes naturais foram muito utilizados até metade do século XIX, retirados essencialmente dos reinos animal e vegetal. Em 1856, foram desenvolvidos os primeiros corantes sintéticos, que substituíram rapidamente os corantes naturais.
Os corantes sintéticos possuem menor valor agregado e maior solubilidade, reduzindo assim o custo de produção. Apesar de a maioria dos corantes sintéticos serem classificados como seguros, os clientes têm buscado cada vez mais os produtos de origem natural, conforme autora citada anteriormente.
2.2 Vantagens e desvantagens na utilização de corantes naturais.
Tanto nas indústrias têxteis quanto nas indústrias alimentícias existem várias normas a serem cumpridas com relação á certificação de uma produção orgânica. A certificação é constituída de regras as quais as