Desenho 2
Departamento de Engenharia
Desenho Aplicado II
Representações Técnicas do Projeto Arquitetônico
Goiânia 2014
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia
Desenho Aplicado II
Turma C03
Goiânia 2014
Traços: tipos, espessuras e suas aplicações
As espessuras e os tipos de linhas utilizados no desenho possuem significados, servem para transmitir informações sobre os elementos que estão sendo representados.
Pode ser adotada a seguinte regra genérica para definição da espessura das linhas a serem utilizadas nos projetos de arquitetura:
_ elementos estruturais e/ou de alvenaria cortados pelo plano de corte são representados com linhas largas;
_ elementos leves (esquadrias, etc) cortados pelo plano de corte são representados com linhas médias;
_ arestas e contornos aparentes observados em vista (não cortados) são representados com linhas estreitas.
Dependendo da maior ou menor proximidade do elemento que estiver sendo representado com o plano de corte (cabe lembrar que uma planta-baixa também é um corte) ou do maior ou menor destaque que se deseja dar a um elemento este podem ser adotadas espessuras intermediárias a estas acima descritas em sua representação.
Quanto aos diferentes tipos de linhas (contínua, tracejada, traço-ponto, etc), estes são utilizados para, de forma convencional, transmitir outras informações aos leitores do desenho.
Por exemplo, em uma planta-baixa, o beiral do telhado, ficaria atrás do plano de corte que gerou a referida planta e consequentemente não seria visualizado. Se quisermos representar este elemento, complementando as informações do desenho, teremos que adotar um tipo diferente de linha, que chame a atenção para esta posição diferenciada do elemento que está sendo representado e evite sua confusão com os demais elementos do desenho. O desenho a seguir mostra parte de uma planta-baixa onde