memorial gestao
O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso e fundamentar uma discussão sobre o papel do gestor público em todas as esferas do governo.
Considerando que a função do administrador público é agir e transformar a realidade conforme as necessidades dos munícipes, este trabalho contempla aspectos que estão diretamente relacionados ao papel do gestor público visando um diagnóstico inicial para que o planejamento tenha coerência e atinja os objetivos almejados.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o método teórico. O levantamento bibliográfico embasou o referencial teórico, fundamentando as análises apresentadas.
DESENVOLVIMENTO
A Gestão Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabendo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com ênfase na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.
Em sentido prático ou subjetivo, a gestão pública ou administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público.
Nos seus mais de quinhentos anos de história, o Brasil já experimentou diversas formas de Estado e de Governo. Primeiro, éramos apenas uma colônia que atendia precipuamente aos interesses da metrópole. Alguns séculos depois, passamos a ser um império onde a vontade do imperador era soberana e incontestável. O poder era altamente centralizado, com um governo monárquico e Estado unitário.
No final do século XIX, esse cenário começa a se transformar. Apesar de não ter sido