tecnologia e mecanica dos materias
A palavra Cerâmica provém do grego Keramos que significa “coisa queimada” e, de acordo com esse povo a cerâmica é uma combinação perfeita do que os gregos consideravam os quatro elementos que constituíam o mundo água, terra, fogo e ar.
Tem-se conhecimento da utilização da cerâmica desde pelos seres humanos desde tempos neolíticos, aproximadamente dez mil anos atrás, e, nos últimos tempos, a ciência têm desenvolvido cerâmicas altamente tecnológicas, com características diferenciadas resistentes à altas temperaturas e pressões, com melhores propriedades mecânicas, características elétricas especiais e inertes à agentes químicos corrosivos. Os produtos da cerâmica vermelha caracterizam-se pela cor vermelha de seus produtos, representados por tijolos, blocos, telhas, tubos, lajes para forro, lajotas, vasos ornamentais, agregados leve de argila expandida e outros. No caso específico desse trabalho será dada atenção a três dos principais itens acima citados, quais sejam tijolos, telhas e tubos. No que se refere à matéria-prima, o setor de cerâmica vermelha utiliza basicamente argila comum, em que a massa é tipo monocomponente - só argila -, e pode ser denominada de simples ou natural. A obtenção da massa busca é obtida, em geral, com base na experiência acumulada, visando uma composição ideal de plasticidade e fusibilidade, facilitando o manuseio e propiciando resistência mecânica na queima. Para classificar um produto cerâmico deve-se levar em consideração o emprego dos seus produtos, natureza de seus constituintes, características texturas do biscoito (massa base), além de outras características cerâmicas, técnicas e econômicas.
2- Historia no Mundo
A origem da cerâmica remonta aos antigos povos do Oriente, que a 7000 anos atrás já tinham tradição da indústria cerâmica.
A história da cerâmica começa com a descoberta do fogo. O homem verificou que, ao ser queimada, a argila transformava-se em material