Case De Desenho 2
Andre Filipe Costa Moraes2
Marcus Gusmão3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
O uso de protótipos é de extrema importância para elaboração de novas peças em qualquer fabrica, que produz produtos em série, o protótipo é um produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto. Pode se referir a um automóvel (como um carro conceptual), avião, nave espacial, navio ou qualquer outra embarcação, veículo de transporte ou produto da engenharia, como, por exemplo, um porto ou uma usina hidrelétrica, uma turbina, uma bomba hidráulica, etc. Geralmente estes produtos são testados antes em modelos físicos, em laboratórios especializados de aerodinâmica ou de hidrodinâmica.
Na Engenharia de Software, protótipo é um sistema/modelo (um website ou outro software) sem funcionalidades inteligentes (acesso ao banco de dados, por exemplo), podendo conter apenas funcionalidades gráficas. Utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento, geralmente em reuniões entre a equipe de Análise de Sistemas e o contratante. (Wikipédia)
Mas para ser iniciada a produção de peças em massa por qualquer fabrica antes é preciso um estudo do desenho e a representação por vistas ortográficas é essencial para início e finalização do projeto. As vistas ortográficas derivam-se das projeções cilíndricas ortogonais, Uma das principais aplicações utilizadas na engenharia são as projeções de objetos com o observador posicionado a uma distância infinita do plano de projeção, na direção do vetor normal do plano.
Essas vistas ortográficas são desenhadas de acordo com o diedro, isso depende de pais para pais, no caso do Brasil os desenhos são feitos de acordo com o primeiro diedro. Mas para serem usados em projetos os protótipos, assim como as vistas ortogonais e tudo que concerne ao projeto devem seguir um conjunto de regras que são definidos pela ABNT. Com o objetivo de transformar o desenho técnico em linguagem gráfica e