Descrição e análise dos cargos
Como lido no texto de Chiavenato, a descrição e análise de cargos é atributo de fundamental importância desempenhada pelo RH. Podendo ser considerado, desde que efetuado de maneia correta, imprescindível para que a área de Recursos Humanos possa desenvolver suas atividades de maneira otimizada. Sendo assim dentro da tarefa descrição e análise de cargos temos de dominar conceitos fundamentais, são eles:
DESCRIÇÃO DE CARGOS: - processo de enumerar por escrito e sistematicamente tarefas ou atribuições que compõem um cargo, o que o ocupante faz; quando faz; como faz e porque faz. - definição de cargo: “pode ser descrito como uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos outros cargos”. - definição de tarefas e atribuições: “são os elementos componentes de um papel de trabalho que devem ser cumpridos pelo ocupante”. Um cargo “é a composição de todas aquelas atividades desempenhadas por uma única pessoa que podem ser olhadas por conceito unificado, e que ocupam um lugar formal no organograma”.
ANÁLISE DE CARGOS:
- identificação de aspectos intrínsecos e extrínsecos, aos requisitos que o cargo impõe ao seu ocupante.
A figura que segue mostra o desdobramento da descrição de cargo e de análise de cargo.
A estrutura da análise de cargos
A análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicável a qualquer tipo ou nível de cargo, conforme demonstrado no quadro abaixo.
Métodos de descrição e análise de cargos
Os métodos mais amplamente utilizados para descrição e análise de cargos costumam ser os seguintes:
Observação direta;
Questionário;
Entrevista direta;
Métodos mistos.
É evidente que a utilização única e exclusiva de cada um dos métodos, seja qual for, trará vantagens e desvantagens, portanto tende-se a utilizar arranjos de dois ou mais métodos afim de neutralizar as