Descrição e análise de cargos
Com o estágio em psicologia organizacional nos deparamos com situações e problemas freqüentes dos quais não entendemos a origem, da qual muitas vezes pode estar vinculada a uma estrutura organizacional mal planejada.
Muitas organizações menores não se preocupam com políticas de gestão de pessoas, acreditam que seria simplesmente uma despesa a mais para a empresa e aí então pecam, por sacrificar seus funcionários com crenças defasadas prejudicando toda a empresa.
Uma empresa adequada requer um bom investimento, e um bom investimento sugere harmonia entre todos, entre funcionários, cargos exercidos, chefes, ou seja, uma organização propriamente dita.
Justificativa
Observando o ambiente da qual estou inserida estagiando em psicologia organizacional, é possível observar com muita clareza o quanto a empresa sofre com ausência de um setor de gestão de pessoas. A partir daí percebe-se o quanto é necessário aprofundar determinados assuntos que concernem a uma política estruturada a fim de se entender a magnitude da ausência de muitos fatores.
Objetivo Geral
O projeto de descrição e análise de cargos tem por objetivo buscar um entendimento mais aprofundado do tema para que se possa entender a importância de tal processo dentro de uma organização.
Descrição de Cargos
A descrição de cargos é uma tarefa que consiste no intuito de relacionar os deveres, tarefas e responsabilidades que um determinado cargo necessita para ser preenchido.
Segundo o professor Camfield a descrição de cargos “é um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõe um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na organização”.
Descrever em cargo é na verdade detalhar o que o ocupante do cargo faz e como desempenha sua função, quais as metodologias utilizadas e qual a finalidade do seu trabalho.
Camfield afirma que a descrição de cargos está voltada para o conteúdo dos cargos ou seja, o que faz: tarefas e