Estruturas de repetiçao
São estruturas de controle que permitem que um determinado trecho do programa/algoritmo seja executado repetidamente, a partir da análise de uma condição, e que será interrompido/finalizado também a partir da análise da mesma condição.
1 – com verificação da condição no início da estrutura/laço
Executa o(s) comando(s) associado(s) à estrutura 0(zero) ou n vezes, enquanto a condição for verdadeira.
<condição>
V
<comandos>
F
Sintaxe: enquanto <condição> faca <comando(s)> fimenquanto Exemplo:
algoritmo "exemplo_enquanto"
//mostra na tela a tabuada de um número informado pelo usuário
Neste ponto a variável de controle do laço de repetição é inicializada. var n, x: inteiro inicio escreval("Mostra na tela a tabuada de um número informado pelo usuário") escreva("Digite um número inteiro: ")
A condição do laço de repetição é uma expressão lógica. leia(n) x <- 1 enquanto x <= 10 faca escreval(n, " x ", x, " = ", n*x)
A variável de controle é incrementada, caso contrário a condição de controle sempre será verdadeira e o laço nunca terminará (ficará em loop infinito). x <- x + 1 fimenquanto fimalgoritmo 2 – com verificação da condição ao final da estrutura/laço
Executa o(s) comando(s) associado(s) à estrutura 1(uma) ou n vezes, até que a condição seja verdadeira.
<condição>
V
<comandos>
F
Sintaxe: repita <comando(s)> ate que <condição>
Exemplo:
algoritmo "exemplo_repita"
//mostra na tela a tabuada de um número informado pelo usuário var n, x: inteiro inicio escreval("Mostra na tela a tabuada de um número informado pelo usuário") escreva("Digite um número inteiro: ")
Neste ponto a variável de controle do laço de repetição é inicializada. leia(n) x <- 1 repita escreval(n, " x ", x, " = ", n*x)
A variável de controle é incrementada, caso contrário a condição de