Estruturas de repetição
O que são e para que servem? São comandos que são utilizados na programação quando se deseja repetir, determinada parte do código, mais de uma vez. Ou seja, ao invés de escrevermos o mesmo código duas ou mais vezes, utilizamos uma estrutura de repetição.
Exemplo:
Queremos imprimir os números inteiros de 1 a 10 no vídeo do computador.
Sem estrutura de repetição: início escreva “1” escreva “2” escreva “3” escreva “4” escreva “5” escreva “6” escreva “7” escreva “8” escreva “9” escreva “10” fim Com estrutura de repetição PARA: início declare Cont : inteiro para Cont ← 1 até 10 passo 1 faça escreva Cont fim para fim Estrutura PARA Deverá ser utilizada quando se sabe previamente o número de repetições que deverão ser executadas. Exemplo:
Imprima todos os números pares no intervalo de 1 a 30.
Para este problema, já foi determinado o número de vezes que o lupe será executado, ou seja, 30 vezes.
Resolução do problema: início declare Cont : inteiro para Cont ← 1 até 30 passo 1 faça se (Cont mod 2 = 0) então /* Testa se Cont possui valor par. */ escreva Cont fim para fim Estruturas de Repetição em Java
A realização da repetição controlada por contador requer:
1. Uma variável de controle (ou contador de loop).
2. O valor inicial da variável de controle.
3. O incremento (ou decremento) pelo qual a variável de controle é modificada a cada passagem pelo loop (iteração do loop).
4. A condição de continuação do loop que determina se o loop deve continuar.
Instrução de repetição FOR
O Java fornece a instrução de repetição for, que especifica os detalhes da repetição controlada por contador em uma única linha de código.
Exemplo 1: ler 8 números fornecidos pelo usuário, calcular e exibir a média entre eles.
/*
* o programa utiliza a classe Scanner
* para ler os números digitados via teclado
* pelo usuário
import