Estrutura de repetição
Estruturas de Repetição
Quando o mesmo comando precisa ser executado várias vezes até que se atinja uma certa condição ou um número certo de repetições, o melhor é usar as estruturas de repetição.O número de repetições pode ser conhecido antes ou não, mas, necessariamente, precisa ser finito.
Tipos de estruturas de repetição Repita; Enquanto; Para;
Estrutura de repetição com teste no fim: Repita
Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes em que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se sabe esse número. A diferença entre a estrutura ENQUANTO e a estrutura REPITA é que na estrutura REPITA os comandos serão repetidos pelo menos uma vez, já que a condição se encontra no final. A estrutura de repetição com teste no fim permite que um ou mais comandos sejam executados repetidamente até uma condição específica tornar-se verdadeira.
Sintaxe:
repita <seqüência de comandos a ser executado> até que <condição>
Diagrama de fluxo de dados da estrutura "repita": A é o bloco de código, B é o teste lógico (condição de parada).
A
FIM
B
Falso
Estrutura de repetição com teste no início: Enquanto
Essa estrutura de repetição é utilizada quando não se sabe o número de vezes em que um trecho do algoritmo deve ser repetido, embora também possa ser utilizada quando se sabe esse número.
Existem situações em que o teste condicional da estrutura de repetição, que fica no início, resulta em um valor falso logo na primeira comparação. Nesses casos, os comandos de dentro da estrutura de repetição não serão executados.
Na estrutura enquanto, a condição de