Informatica
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
UNIDADE 1 – CONCEPÇÕES E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
SETEMBRO/2009
PROFESSORA: LUIZA CASTELO BRANCO DANTAS
ALUNO: JOSÉ ANÍLSON PIMENTA DE SOUSA
E-MAIL: anilsonpimenta@hotmail.com
1) Faça uma síntese das concepções de desenvolvimento humano, quais sejam: inatismo, empirismo e interacionismo. Destaque uma destas abordagens e explicite como ela pode interferir no processo de ensino-aprendizagem.
A proposta da teoria inatista é inspirada em um modo de pensar especulativo e não científico. De um modo geral, a teoria inatista baseia-se na crença de que as capacidades básicas do ser humano como personalidade, valores, comportamentos, formas de pensar, entre outras são inatas, isto é, já se encontram prontas no momento do nascimento. Portanto, o processo pedagógico depende apenas de traços comportamentais ou cognitivos inerentes ao aluno, excluindo ou secundarizando as interações socioculturais na formação das estruturas cognitivas da criança.
A teoria empirista atribui um imenso poder ao ambiente na constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento. Os empiristas acreditam que o conhecimento ocorre através dos sentidos. Desta forma, pode-se dizer que alguém conhece uma cidade por que a vê, que conhece uma música por que a escuta. A proposta de aprendizagem é estruturada de modo a dirigir o aluno pelos caminhos adequados para atingir o comportamento final desejado e é nesta questão que se afirma a concepção diretiva do empirismo, no qual a escola induz o comportamento do aluno segundo sua proposta pedagógica e no qual o ensino é estabelecido por conteúdos programáticos e ordenados em uma seqüência lógica e psicológica.
As teorias interacionistas apóiam-se na idéia de interação entre o ser humano e o meio. A aquisição