descrição de cargos
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE MEDIAÇÃO – CIM: PROJETO
CONSTRUINDO A CIDADANIA
Tubarão
2013
PROJETO CONSTRUINDO A CIDADANIA
O Projeto Construindo a Cidadania tem por objetivo disseminar informações acerca do trabalho do Centro Interdisciplinar de Mediação da Unisul que funciona na Casa da
Cidadania da Comarca de Tubarão, para acadêmicos da Universidade do Sul de Santa
Catarina e a comunidade em geral. O presente projeto tem total apoio dos órgãos judiciários do País, em especial do tribunal de justiça de Santa Catarina. Esclarece-se que os casos solucionados na mediação - que consiste em um procedimento para a resolução de conflitos onde os desfechos se da a partir de um acordo entre as partes envolvidas - em regra são remetidos ao judiciário apenas para que realize a homologação – reconhecer a eficácia – pelo juiz, do acordo realizado entre as partes. Trata-se apenas de medida de segurança, já que o acordo de mediação tem efeitos jurídicos.
Iniciamos o projeto Construindo a Cidadania trazendo assuntos acerca da família e suas relações sociais. Primeiro, nós propomos essa temática tendo em conta o papel social fundamental que a família desempenha ao proporcionar uma gama de benefícios e complementação à vida do sujeito. Algumas dessas funções advindas do relacionamento familiar estão correlacionadas quanto à provisão material, aos cuidados afetivos, a socialização e a visão de mundo de seus componentes. E, além de normalmente fornecer a base social para a grande maioria e ser de interesse geral, as relações familiares são as demandas mais abordadas no Centro Interdisciplinar de Mediação.
Para Lôbo, (2002, p. 96) “a família é um grupo social fundado essencialmente nos laços de afetividade após o desaparecimento da família patriarcal, que desempenhava funções procriativas, econômicas, religiosas e políticas”.
Nessa perceptiva de estudo, uma família engloba pessoas com diferentes graus de