atletismo
Segundo as informações divulgadas no site da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), o atletismo é definido como um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética. Com tanta variedade dentro do atletismo, nós separamos as principais regras que são impostas pela confederação dessa modalidade esportiva.
Algumas regras das principais modalidades do atletismo
Em todas as corridas (inclusive a prova dos 400m), cada atleta deve ter uma raia separada, com uma largura máxima de 1,22m, incluindo as linhas das raias, que são marcadas por linhas brancas de 5cm de largura.
Na prova da corrida com barreiras, os obstáculos devem ser feitos de metal e madeira. De acordo com a Confederação de Atletismo, a barreira tem que ser montada de uma forma que para derrubá-la seja necessária uma força pelo menos igual ao peso de 3,6Kg aplicada horizontalmente para o centro da borda de cima da barra superior.
Se durante a prova do arremesso de peso, o competidor tocar com qualquer parte do seu corpo em qualquer parte do anteparo, além de seu lado interno, o arremesso não vai valer
No lançamento de disco, o disco deve ter placas metálicas circulares cravadas no centro de suas faces.
O lançamento de dardo só será validade somente se a ponta da cabeça metálica do dardo tocar o solo antes que qualquer outra parte.
No salto com vara, o atleta pode iniciar sua corrida de aproximação na inclinação da pista oval, desde que os últimos 40 metros sejam corridos no corredor em superfície