diversos
A mulher, vítima de violência doméstica, pode apresentar características como distúrbios cognitivos e de memória, comportamentos depressivos, distúrbio de ansiedade, ter uma visão tradicional, ter dificuldade em aceitar a ideia de fracasso da relação conjugal ou ter um conceito de amor que leva ao sacrifício.
As mulheres, na maioria das vezes, não conseguem denunciar o companheiro devido, não só ao que sentem pelo companheiro mas também devido às consequências da denúncia.
Noutros casos, a mulher sente-se responsável pelo acontecido, logo não se sente capaz de denunciar o agressor.
VIOLENCIA DOMESTICA NO HOMEM
Quando as vítimas são homens, normalmente, a violência física não é praticada directamente, sendo cometida por terceiros.
Outro tipo de agressões provocadas no homem, são as agressões que tomam a vítima de surpresa, como por exemplo, durante o sono.
No caso dos homens, a agressão, normalmente, é cometida pelos próprios filhos, pais, avós ou netos existindo casos em que o agressor pode ser a própria mulher.
VIOLENCIA DOMESTICA NA CRIANÇA
As crianças, vítimas de violência doméstica, que provavelmente sofrem mais, até porque as consequências desses crimes são muitas e graves, como a vergonha que permanece, a dificuldade em criar e manter relações, entre muitas outras.
Nos casos em que a criança é do sexo feminino, esta tem tendência para, mais tarde, procurar ter relações com homens que tenham comportamentos idênticos àqueles que a pessoa que a agrediu tinha.
Se a criança for do sexo masculino, este tem tendência, em certos casos para adquirir comportamentos idênticos ao do agressor (que muitas vezes é o seu pai), ou seja, passa de vítima a agressor.
TIPOS DE VIOLENCIA: - Violência Física
A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objectos e queimaduras.
A violência física pode