descriçao e analise de cargos
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina Recursos Humanos aplicados à segurança
Descrição e Análise de Cargos
Chácara Sto. Antônio
Campus II
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
Quando se trata de estar apto para definir desenho, análise, descrição e especificação de cargos é para entender como o desenho de cargo afeta as práticas da Administração de Pessoas e depois descrever os métodos obtidos na informação e os ajustando com o objetivo de ter as especificações precisas do cargo e os critérios a exigir do futuro ocupante Sobre as especificações, análise e descrição de cargos é importante observar a interpretação dos conceitos na tomada de decisão, tendo como exemplo um modelo de entrevista e um questionário onde serão obtidas informações sobre os cargos para montar uma descrição de cargo detalhada com as relações, responsabilidades e experiências exigidas.
Tem como propósito fazer um mapeamento das características do cargo para redesenhar a estrutura e adaptando-o conforme o desempenho de cada um, tornando-o mais flexível e mutável.
Descrição e Análise de Cargos
A “descrição de cargo” pode ser entendida como o processo de se relacionar detalhadamente o que ocupante faz, sob quais condições faz e por que faz. Constitui-se assim, num retrato simplificado do conteúdo das principais responsabilidades atribuídas a um determinado cargo, que o diferencia dos demais da empresa (identidade/desenho do cargo). Já a “análise de cargo” é o detalhamento do que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e competências para que possa desempenhá-lo adequadamente. Procura ainda, determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições ambientais em que o trabalho deve ser realizado. A descrição e análise de cargos (DAC) pode ser entendida também como