Descreva sobre o modelo de forças competitivas proposto por Porter
De acordo com Porter, as principais forças competitivas de um negócio são: Entrantes potenciais: são novas empresas que entram para um ramo de negócio implicando a diminuição da rentabilidade dos participantes do segmento de negócio. Fornecedores: é o poder de barganha dos fornecedores sobre as empresas de um ramo de negócio. Compradores: Em função do seu poder de barganha podem forçar a baixa dos preços da da indústria vendedora, bem como a melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, fazendo com que o grupo de empresas vendedoras entre em concorrência acirrida. Substitutos: Empresas que fabricam produtos substitutos aos produzidos por uma indústria. Concorrentes: caracteriza-se por disputas por parcelas de mercado entre as empresas de um mesmo ramo de negócio, podendo assumir diversas formas, tais como: concorrência de preços, adição de valor a produtos e serviços, e assim cucessivamente.
Este conceito de forças competitivas expande a idéia de que a concorrência somente ocorre entre empresas que produzem o mesmo tipo de bem e serviço.
A seguir está detalhado cada uma das forças competitivas.
As forças que atuam em um mercado determinam, no longo prazo, o seu nível de lucratividade. Elas não se apresentam com a mesma intensidade em todos eles, mas certo é que são alteradas e variam com o tempo. Em razão de possuir a capacidade de provocar variação na lucratividade é que elas se apresentam como objeto de estudo dos agentes competidores em seus mercados.
2) Várias empresas no mundo adotaram o conceito e prática do Just-in-time. Pesquise sobre alguma empresa que adotou tal prática, descrevendo como ela era, como ela está hoje e como ela pretende estar no futuro. Enriqueça sua pesquisa com imagens, reportagens e estatísticas.
Nos anos 50, quando a economia japonesa estava