Descolonização da asia
Introdução
A Segunda Guerra Mundial desgastou as potências europeias, aumentando a luta pela independência das suas colônias. * Razoes:
1- Crise das potências colonialistas europeias-As metrópoles entraram em decadência depois da Segunda Guerra abrindo um espaço para a luta pela autonomia nacional
2- Guerra fria: Disputa por área de influência- EUA e URSS estimulam a descolonização buscando ampliar os seus domínios.
EUA estimula a independência de uma colônia, pretende que ela adote o modelo capitalista.
URSS apoia movimento de orientação socialista para ampliar seu domino sobre o local. * Consequências:
Desenvolvimento do sentimento nacional, estimulado pela participação nas guerras mundiais.
Conferencia de Bandung
Condena o imperialismo
Condena o racismo
Preservar a independência
Bloco alternativo lógico da guerra fria– Terceiro mundo: não alinhados – não faz sentido lutar pela independência em relação a potência europeia e cair sobre influências socialista ou capitalista.
Descolonizações:
* Pacifica- índia * Violenta- Indochina Vietnã * Tardia- Império colonial português
Desenvolvimento
Entre as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pode-se apontar a descolonização e o surgimento de várias novas nações na África e na Ásia.
Trata-se de países que se libertaram do jugo das velhas potências colonialistas, Laos, a Tailândia, o Camboja e a Indonésia, no asiático.
Independência da Índia
A Índia era dominada pela Inglaterra desde o século 18 e constituía uma das mais importantes colônias britânicas sob o aspecto econômico.
1857 na rebelião dos Cipaios a índia derrotada é anexada ao império Britânico 1880- Sentimentos antiimperialista são construídos em um ideal nacional 1885 - Os ingleses autorizam criação de parlamento que funcionem os partidos políticos, como o congresso nacional indiano.
Na primeira guerra, o governo britânico promete aos indianos, que se lutasse contra os