Descolonização da Asia
Até 1990, muitas dezenas de países conseguiram libertar-se do comando da colônia. Violentas guerras acompanharam o processo de descolonização, produzindo milhões de mortos, empecilhos políticos e sérias crises econômicas. Tratando-se da Descolonização da Ásia, alguns conflitos e crises foram considerados principais, são eles: Independência da Índia, Independência da Indonésia e Independência da Indochina.
Como país bastante misturado, na Índia, podíamos evidentemente perceber diferenças sociais. Possui mais de 15 línguas, 845 dialetos e diversas religiões (onde o Hinduísmo e o Islamismo predominam), e a Inglaterra estimulava a rivalidade que havia entre Hindus e Mulçumanos justamente para atrasar a independência.
O movimento pró-independência ganhou força na Índia, e foi comandado pelo Partido do Congresso Nacional Indiano (que protegia a autonomia política, uma federação democrática, a atualização do estado, a eqüidade política para rodas as religiões, etnias e categorias, aperfeiçoamentos sociais, econômicos e administrativos) onde seus principais líderes eram Jawaharal Nehru e Mahatma Gandhi.
Mahatma Gandhi foi considerado a maior figura de luta nacional indiana, e dedicou toda a sua vida à luta pela independência da Índia. Promoveu greves,