descolonizaçao da asia
Independência da Índia
A Índia era um país bastante misturado, havia evidentes diferenças sociais, favam-se mais de 15 línguas, com 845 dialetos e muitas religiões, sendo o Hinduísmo e o Islamismo as religiões que predominavam, e para retardar a libertação, a Inglaterra estimulava a rivalidade que havia entre Hindus e Mulçumanos.
Foi na Índia que o movimento nacionalista pró-independência ganhou força, comandado pelo partido do Congresso Nacional Indiano, que tinha como principais líderes Nehru e Mahatma Gandhi, esse partido, defendia a autonomia política; uma confederação democrática; modernização do estado; igualdade política para todas as religiões, etnias e classes; reformas sociais; econômicas e administrativa.
Em Gana, lançou-se uma campanha de agitação, com manifestações, greves e boicotes. Nas eleições promovidas pela Inglaterra para formar um governo autônomo, a maioria eleita foi de pessoas de Gana, e mais tarde o país conquistou sua independência.
África Negra sob domínio inglês
Ao desenvolver o poder local e regional através das estruturas tradicionais de poder submetidas à administração colonial, estabeleciam-se os princípios necessários e orientadores para autonomias futuras dos territórios, pela transferência de poderes para um governo autônomo numa “descolonização” pacifica sob o controle da Inglaterra. Isto influenciou outros países, e Gana estendeu sua solidariedade aos demais países da África.
A Revolta do Mau Mau em 1951 contra alguns fazendeiros ingleses, tinha como objetivo inspirar terror e levá-los a abandonar o território que lhe foi tirado a força para estabelecimento do colono branco e que os reduziu a uma mão - de –obra barata.
Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi-Considerado a maior figura da luta nacional indiana, Gandhi dedicou a vida a luta pela independência de seu país, e quando em 1920 assumiu a liderança do movimento, pregou resistência pacifica, recorreu à jejuns, marchas e desobediência civil.
Ao