Descartes
René Descartes foi um pensador da primeira metade do século XVII, época em que a Europa vivia uma série de conflitos. Descartes nasceu na França, porém viveu em vários países e acompanhou o exército de Maurício de Nassau e o Duque de Maximiliano de Banviera por vários países. Durante sua vida escolar, estudou um colégio jesuíta. Com o estudo nesse colégio, ele pode formular várias críticas ao método de ensino dado nessas instituições.
Descartes revolucionou a forma de pensar de sua época ao propor pensamentos diferentes dos da época, fazendo críticas à tradição. Com as críticas à tradição, deu iniciou ao pensamento moderno.
A dúvida metódica e o método científico são formas de chegar à reconstrução do saber por vias claras e distintas. Essas vias são encontradas na matemática e na física.
No livro de Franklin Leopodo e Silva “Descartes- a metafísica da modernidade” é abordada a vida e a obra; a forma como o método foi estruturado e qual o sentido da dúvida na filosofia cartesiana; como a filosofia foi construída; o que é Deus para a filosofia cartesiana; o mundo material; os problemas do idealismo e o ideal da sabedoria cartesiana.
Neste capítulo “ Essência e existência” será tratado assuntos como: o mundo como conceito e como realidade percebida; a natureza humana: experiência e conhecimento e por fim, os problemas do idealismo.
O mundo como conceito de realidade e como realidade
A essência do mundo material
Depois que sabemos que Deus é a garantia das representações claras e distintas (passou pelo processo metódico), devemos encontrar estas representações. Há duas verdades: O Eu Pensante e Deus.
A partir disso, podem entrar a física e a matemática, para o conhecimento se completar. A matemática e a física não podem contrariar este suporte (a garantia divina de evidência, o pensamento, e a separação entre substância extensa e pensante). A partir dessas certezas, as representações matemáticas são validadas.
O único obstáculo à