desalinizaçao
A osmose reversa ocorre quando aplica-se uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os ions dos sais nela dissolvidos.
A pressão a ser aplicada equivale a uma pressão maior do que a pressão osmótica característica da solução.
Membranas Sintéticas
As membranas osmóticas empregadas em dessalinizadores são membranas sintéticas que imitam as membranas naturais. Existem poucos fabricantes e fornecedores destas membranas, pois trata-se de uma tecnologia bastante avançada. Estas membranas normalmente são fornecidas para os vários fabricantes de dessalinizadores já na sua forma de utilização final, acondicionadas em cilindros de diversas capacidades. Um fabricante, pode, inclusive, utilizar membranas de diferentes fornecedores.
Dessalinizadores
São equipamentos destinados a produzir água potável a partir de água do mar ou salobra, empregando o processo de osmose reversa e membranas osmóticas sintéticas. As condições de trabalho de um dessalinizador são bastante severas, pois aliam um elemento altamente corrosivo (ion cloreto) a altas pressões (400 a 1200 psi).
São equipamentos de custo relativamente elevado, mas, comparando-se com os custos normais de água encanada, pagam o investimento em 4-6 anos, como demonstrado nas páginas seguintes.
O que diferencia, então, os vários dessalinizadores disponíveis no mercado? R: A qualidade dos materiais neles empregados, a tecnologia de produção, o grau de automação incorporado, a experiência do fabricante e a disponibilidade de assistência e serviços técnicos.
A estação compacta Osmose Reversa (OR), modelo ALP-OR é composto por membranas de fluxo transversal que agem como uma barreira física à todos os sais e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em um solvente, geralmente na água. Pode ser utilizado para dessalinização da água do mar para potabilidade e para