Falta de água
Ao fazer este trabalho, pude concluir que é muito importante conservar a água e usa-la com consciencia, pois, por mais que ela cubra 70% do planeta, 97,5% desse total se encontra em mares e oceanos, inviabilizando seu uso pelo auto custo de desalinização, dos outros 2,5%, esta distribuido da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
Ou seja, é muito pouco o coeficiente de agua disponivel para o uso humano. E mais um agravante desta situação é o fato de a agua disponivel para consumo humano estar mal-distribuida entre os paises. Paises africanos, como a Somalia e a Africa do Sul já sofrem os efeitos da escassez hidrica. Outros paises, porém, não sofrem com a escassez hidrica, como os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo.
Especialistas acreditam que se neste seculo houver grandes conflitos no Oriente Medio, onde a escassez de água é grande, estes se darão por água, e não mais por petroleo.
O Brasil possui muitos rios, logo, não sofre tanto com a escassez hidrica, porém, as regiões do Sul e Sudeste estão tendo escassez de agua, já no Norte e Nordeste isto não acontece, pois a maior parte dos rios brasileiros se encontram nessas regiões.
É muito importante conservar nossos rios, mares e oceanos, mante-los livres de detritos industriais e humanos. Até mesmo para preservar o ecossistema ali existente, que é muito fragil e sofre com os efeitos causados pelos seres humanos. Detritos industriais de frigorificos podem modificar as especies que vivem ali, por exemplo, ao despejar litros de sangue bovino nos mares, atraem-se tubarões para a costa, que podem atacar turistas e alimentar-se de peixes que, normalmente, não faria parte da alimentação do tubarão.
Medidas simples podem tornar nossos rios mais limpos, nossos litorais mais vivos, como por exemplo, canalizar os esgotos, tratar-los e dar um destino adequado ao mesmos.
Usar a agua com mais