Tratamento de agua por membrana
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Alunos: Tamara Ferreira Diogo Cruz Daniel Filardi
Utilização de membranas no tratamento de água para abastecimento público
Orientador: Profº Eduardo Subtil Disciplina: Gestão de Efluentes e Emissões - TGA 3º Semestre
São Paulo
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Em decorrência do elevado nível de urbanização, o tratamento de água para abastecimento público passa a ser um desafio, seja pelos grandes volumes de água envolvidos, restrições de área para instalação dos sistemas de tratamento tradicionalmente utilizados e também devido à degradação da qualidade da água dos mananciais disponíveis. Estas condições têm conduzido à busca de alternativas que possibilitem garantir a qualidade da água produzida para abastecimento público.
Uma opção que tem sido considerada para atender o desafio da produção de água segura para abastecimento são os processos de separação por membranas, com um significativo avanço nas pesquisas sobre o seu desempenho para aplicação comercial nos últimos anos (Jacangelo, Trussell, Watson, 1997),
Desde os anos 60 , quando foram desenvolvidas membranas de acetato de celulose para a osmose reversa, descobriu-se seu potencial no tratamento de águas e águas residuárias. Algumas destas aplicações incluem desalinização, abrandamento, remoção de matéria orgânica natural (MON), remoção de pesticidas, micropoluentes orgânicos e metálicos e remoção de nitratos. Desde então, muitos processos tem sido propostos não somente para a desalinização, mas também no campo da ultrafiltração e microfiltração.
Atualmente, muitas companhias de abastecimento de água da Holanda, Inglaterra,