Desafios e potenciais da cabotagem
Este capítulo apresenta o problema gerado devido a ineficiencia do planejamento de demanda e a justificativa da escolha, os objetivos centrais e específicos deste estudo e como ele encontra-se organizado.
Problema de pesquisa
A função do gerenciamento da demanda é coletar e agregar as demandas das reais necessidades dos produtos, pelas quais são possíveis através de dados por meio de pedidos reais mais os previstos pelos clientes (Previsão de vendas), pedidos de transferências entre filiais, necessidades inter fábricas, ou por alguma ação do setor comercial. Mediante a isto segue alguns procedimentos adotados pelas empresas para uma eficiente gestão dos estoques (Ching, 2006,).
* Programa mestre de produção * Planejamento das necessidades dos materiais * Programa montagem final * Planejamento das necessidades de capacidade * Controle das atividades da produção * Planejamento e controle de compras.
Diante destes procedimentos consegue-se efetuar o calculo do estoque mínimo, Maximo, lote de suprimento, cuidando assim para que haja uma redução dos custos por super estocagem, por movimentações de pallets, entre outros, precavendo-se para que não haja o desabastecimento em hipótese alguma nas unidades da Votorantim cimentos no nordeste. Ou seja, levam a crer que o gerenciamento de demanda é de suma importância pois, mediante a gestão da cadeia haverá possibilidade de reduzir custos por super estocagem, por movimentação de pallets e também pelo Stockout (falta de produto).
A comunicacao da demanda tem o objetivo de reabastecer os produtos, ou seja, definir a quantidades a ser produzido, abastecer para atender as solicitações realizadas pelo mercado. São duas as fases que a comunicação da demanda segue para que haja um programa de produção, são elas: * Captura de dados da demanda 1. Vendas do cliente no varejo 2. Vendas do atacado: Expedição do fabricante para centros de