Inclusão escolar
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nasceu em meados dos anos 80, a partir da necessidade da realização de uma ampla reforma agrária no país. E, em suas primeiras ocupações já tinha uma grande preocupação com a educação. Com o passar do tempo, esse movimento camponês que ganhou projeção nacional, passou a ter um setor responsável pela educação em todos os estados que atingia.
O Setor da Educação passou a cuidar diretamente das escolas dos acampamentos e assentamentos, aquelas já consolidadas e também, daquelas que ainda não existiam, mas que faziam parte dos posteriores projetos de ocupações.
O MST tem suas bases políticas e filosóficas alicerçadas na teoria de grandes pensadores sociais como: Marx, Lênin, Trotski, Rosa Luxemburgo, entre outros; e, na educação não é diferente, o movimento vê a educação como um instrumento político importante na transformação da sociedade, possui sua própria pedagogia também inspirada e baseada em grandes teóricos, como
Paulo Freire, por exemplo.
Uma das bandeiras do MST é a luta pela terra, segundo o próprio movimento, para que haja a conquista dessa bandeira tem que haver nesse processo a conquista dos direitos sociais. É através da territorialização da educação básica que os militantes e futuros militantes adquirirão consciência política na luta pelos seus ideais (reforma agrária), a conquista do direito à educação lhes proporcionará isto.
A educação é vista no movimento (MST) como um importante instrumento de luta pela terra, é de extrema relevância identificar como essa educação é feita, ou seja, se esta se baseia na
LDB/96 (Lei de Diretrizes e Bases), nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) ou apenasnuma pedagogia própria, os métodos e parâmetros de ensino usados, de que forma os conteúdos são trabalhados em sala de aula pelos professores e a formação dos professores do movimento.
OBJETO / PROBLEMA DA PESQUISA O objeto de estudo da pesquisa