desafios e perspectivas do médico veterinário
BH, 19 de Fevereiro 2015
Desafios e perspectivas para o campo de trabalho do Médico Veterinário
Medicina Veterinária não se aplica apenas a ”cuidar de animais”. Atualmente outras áreas como a de saúde pública no controle e prevenção de zoonozes, atestando a segurança e qualidade de alimentos, até mesmo clínica cirúrgica e Deve ser destacada a participação fundamental de médicos veterinários na pesquisa, o que permite os grandes avanços no conhecimento.
Muitas universidades vêm oferecendo o curso de medicina veterinária, portanto é muito importante que o estudante se forme em instituições reconhecidas por sua competência é um diferencial para ingressar com sucesso no mercado de trabalho.
Os profissionais no Brasil concordam que o mercado de trabalho está muito concorrido em razão ao grande número de graduados anualmente. Por esse motivo, muitos alunos acabam optando pela pós-graduação ou residência como uma forma de se diferenciar.
Por outro lado, atualmente o médico veterinário tem passado por outros desafios como o de atuar no meio da sustentabilidade ambiental na produção de alimentos inovando cada vez mais técnicas de reaproveitamento de água e descarte de resíduos e fezes e na produtividade de leite e carne, exigindo a manipulação de biotécnicas avançadas de reprodução e adequando o manejo alimentar e sanidade. Assim o profissional possui um papel essencial para o desenvolvimento nacional.
O médico veterinário vem experimentando um momento privilegiado, destacando-se no campo dos avanços no conhecimento e pesquisa desenvolvendo produtos e até mesmo envolvendo-se em marketing e vendas. Trazendo novidades no vestuário, tratamentos e alimentação dos animais domésticos.