biossegurança e desastres
Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
REGET-CT/UFSM (e-ISSN: 2236-1170)
380
BIOSSEGURANÇA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM CONTRIBUIÇÃO À
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Tanny Oliveira Lima Bohner1, Lauren Oliveira Lima Bohner2,
Paulo Barrozo Cassol3, Ana Carolina Monteiro Pessoa 4
1
Engenheira Florestal, e acadêmica do curso de pós-graduação em Educação Ambiental – UFSM – tanny.bohner@hotmail.com ² Acadêmica do curso de odontologia – UFSC – laurenamp@hotmail.com
³ Enfermeiro e acadêmica do curso de pós-graduação em Educação Ambiental – UFSM – cassolpp@gmail.com
4
Veterinária e acadêmica do curso de pós-graduação em Educação Ambiental – UFSM – carolpessoa1@hotmail.com
RESUMO
Este estudo apresenta um caráter reflexivo a respeito da biossegurança, com as suas implicações e responsabilidades dos profissionais que as necessitam em seus processos de trabalho.
Assim, com o objetivo de realizar uma atividade interdisciplinar em contribuição à educação ambiental, cada profissional descreveu a importância do uso de EPI’s dentro da sua área de atuação. O engenheiro florestal abordará a biossegurança em relação à proteção durante a produção agrícola. Já o dentista abordará o mesmo tema, sob a perspectiva da saúde e segurança no tratamento com os pacientes. Por sua vez, o enfermeiro ressaltará também a importância desta prática na saúde assistencial. E o veterinário, enfocará a proteção necessária durante o tratamento dos animais e prevenção de zoonoses. Portanto, como se verifica, a questão da biossegurança permeia as mais diversas profissões. A sensibilização dos profissionais dentro destas diversas áreas de conhecimento é muito importante, visto que a formação do cidadão e a conscientização da sociedade são fundamentais para a prática da educação ambiental.
Palavras Chave: Biossegurança; Interdisciplinaridade; Educação Ambiental.
BIOSAFETY: A MULTIDISCIPLINARY APPROACH IN