responsabilidade social e valor do intangivel
MBA Gestão de Pessoas
É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo. Essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.
A responsabilidade social das empresas no Brasil pode ser definida como um modelo de comportamento ético e responsável na gestão das mesmas, que, em suas decisões e ações, resgatam valores e direitos humanos universais, preservando e respeitando interesses de todas as partes direta e indiretamente envolvidas no negócio, assim como os de toda a sociedade, em uma relação na qual todos obtêm vantagens.
A crescente preocupação com o aquecimento global gerou uma verdadeira febre de produtos e serviços sustentáveis, pois a questão ambiental é fundamental para o crescimento das organizações. Assim, a questão de responsabilidade social ficou mais evidenciada hoje em dia.
Contribuir com essa área não é tão simples, principalmente para empresas cuja natureza do negócio não é nada sustentável, como as petroquímicas.
Adaptar-se aos novos tempos não tem sido uma tarefa fácil. O desafio cresce na mesma proporção das exigências de uma sociedade cada vez mais informada e preocupada. Ainda que as empresas avancem, elas terão de se acostumar com vozes criticas, amplificadas pela internet e pelos demais meios de comunicação.
As transformações sócio-econômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então preocupadas somente com a maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada