Desafios e melhoras na saúde atual
JOSEILTON FRANCO
SANDRA MACIEL
DESAFIOS E MELHORIAS NA SAÚDE ATUAL
TAXA DE NATALIDADE
TAXA DE MORTALIDADE
TAXA DE FECUNDIDADE
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO
DOENÇAS CRÔNICAS
DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Epidemiologia do curso de Nutrição (3º semestre), sob a orientação da professora Lilian Medina.
Salvador. BA
Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo enfatizar os desafios e melhorias da saúde publica no Brasil correlacionando fatores de aumento e redução nas questões de taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de fecundidade, campanha de vacinação, as doenças crônicas e infectocontagiosas como proposta de estudo amplo de visualização anual de 2010 a 2012 os que influenciaram na recuperação da promoção da saúde como base nas situações recorrentes desse período de acordo com mudanças, aspectos críticos e relevantes visando o mapeamento das características gerais desse período.
DESAFIOS E MELHORIAS DA SAÚDE ATUAL
O Sistema Único de Saúde tem sido capaz de estruturar e consolidar um sistema público de saúde de enorme relevância, com resultados inquestionáveis para a população brasileira. Mas os problemas persistem e precisam ser enfrentados para que o SUS seja um sistema público universal com serviços de qualidade. Esses problemas podem ser agrupados em torno de grandes desafios a superar, como o desafio da universalização; do financiamento; do modelo institucional; do modelo de atenção à saúde; da gestão do trabalho; e da participação social. As condições de saúde da população brasileira, assim como de outras nações, transcendem o espectro de ação do setor respectivo, tendo em conta que resultam de inúmeros fatores sociais, econômicos, ambientais, culturais. O Brasil tem feito vários movimentos – oriundos da esfera pública da sociedade civil,