Estudo de caso - ead
Ceane
Resumo:A educação a distância veio para agilizar, diminuir o tempo e a trajetória para o conhecimento acadêmico, fazendo que mais indivíduos tenham acesso a educação superior. Sempre que se fala em educação, logo se pensa em uma sala de aula, no entanto com a globalização, a era da informação, do conhecimento e das novas tecnologias depara-se com as grandes mudanças que vêm ocorrendo na sociedade.Prova disso é como a educação a distância (EAD) tem se desenvolvido no Brasil. Diante do exposto o grupo pesquisou as tendências da EAD em bibliografias, pesquisas virtuais e observações in loco, priorizando a realidade existente na Escola Y. O estudo apresenta como objetivo geral compreender o processo de EAD. Como objetivos específicos: estudar os fundamentos da evolução histórica da EAD, levantar o trabalho da secretaria acadêmica e por ultimo apresentar as necessidades das IES em oferecer esta modalidade.
Palavras-chave: Educação a distância. Cenário brasileiro. Secretaria Acadêmica. Perspectivas.
1. INTRODUÇÃO
Em um país onde existe uma disparidade entre última tecnologia e as necessidades básicas insuficientes para o mínimo de sobrevivência de um indivíduo, falar sobre educação a distância parece até ofensa.
A necessidade de conhecimento, de melhoria de vida e de crescimento faz com que o indivíduo busque a facilidade e a rapidez de aprendizado. Pode-se definir aprendizado como forma de desenvolver competências para mudança de comportamento. Já dizia uma grande poetisa “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, Cora Coralina¹. Ela começou a ter acesso às palavras escritas quando já se avançava os anos. Buscar conhecimento/aprendizagem é desabrochar para educação independente de idade, sexo, raça ou cor.* Alunas do 4º período do Curso em Tecnologia em Secretaria Escolar e Acadêmica¹- (www.pensador.info/autor/Cora_Coralina).
A educação a