Estudo de caso, ead e presencial
Hélio Serra Praciano Pereira (Pedagogia – Universidade Estadual do Vale do Acaraú).
Adriana Campani (Pedagogia – Universidade Estadual do Vale do Acaraú-Orientadora).
Palavras chaves Horários de estudo, Pedagogia Universidade, Metodologia, Semelhanças e Diferenças entre os Cursos.
Introdução O presente trabalho versa sobre a formação e qualificação do professor nas modalidades EaD e presencial, num mesmo curso. Olhando de forma crítica aos processos de aprendizagem e as disposições dos conteúdos. Quais as diferenças e sememlhanças entre as modalidades. Onde cada uma se sobre sai. Assim podendo haver uma maior compreensão sobre as duas modalidades esclarecendo algumas duvidas e percebendo onde cada uma se sobresai. Neste trabalho quero perceber como funciona a questão de horários (na EaD), e como é a adaptação dos alunos acostumados com o ensino presencial na EaD.
Objetivo A pesquisa tem como objetivo principal analisar as dois cursos em duas entidades distintas e fazer uma comparação. Identificar os curriculos e propostas de ambos os cursos. condições de flexibilidade propostas pela EaD, identificando o perfil da clientela atendida e suas características.
Objetivo Específico Identificar as metodologias de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos programas. Investigar as possibilidades para profinalização do professor. Descrever princípios de avaliação e organização curricular dos programas.
Material e Métodos Esta pesquisa de abordagem qualitativa realizará seu percurso metodológico por meio de observação in loc, entrevista semi-estruturada e análise documental. Escolhemos estes instrumentos metodológicos ancorados nas idéias de Minayo (2001). Desses instrumentos para coleta de dados seram utilizados a observação e análise documental, por tratar-se de uma pesquisa em processo de desenvolvimento.
Resultados e Discussão
Considerações Finais