Desafios para a aprendizagem
Desafios para a Aprendizagem
Introdução:
Aprender segundo o dicionário Aurélio significa tomar conhecimento de; reter na memória, mediante o estudo, a observação ou a experiência; tornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em conseqüência de: estudo, observação, experiência, advertência, etc.
O Acto de aprender envolve mudança, que acontece pela experiência. Potencialidade de resposta significa que se uma pessoa conseguiu dar uma resposta positiva a uma dada situação, ela vai conseguir responder novamente em outro momento. Ter o potencial de responder satisfatoriamente, vai depender de quanto ela treinar o novo conhecimento ou habilidade.
Desde a Antigüidade uma das principais perguntas que os estudiosos em geral, sobretudo filósofos, epistemólogos e psicólogos, se empenham em responder é: como se dá o conhecimento humano?
De forma generalizada, é fato dizer que conhecimento é o produto da relação entre o sujeito que conhece e o objeto que deve ser conhecido. A filosofia materialista e a epistemologia empirista/objetivista/realista atribuem ao objeto o status determinante no processo do conhecimento. Afirmam que a mente humana é uma “folha em branco” ou “tabula rasa” onde a experiência vai escrever, e que a única fonte do conhecimento humano é a experiência e fatos concretos.
A teoria comportamentalista fundamenta-se no empirismo para explicar que o aprendizado é função de mdanca no comportamento manifesto ou de mudança no comportamento manifesto ou observavel. .
Por outro lado, a filosofia idealista e a epistemologia racionalista/ subjetivista/ interpretativista atribuem ao sujeito o status determinante no processo de aprendizagem. Considera ainda que a fonte do conhecimento encontra-se na razão e no pensamento.
A epistemologia pragmática, fundamenta que os estudos da teoria Construtivista afirma que nem o sujeito e nem o objeto são determinantes, nem a atividade concreta e nem a pura racionalização, de forma excludente, podem ser